Depoimento de Alunos - ROLIM DE MOURA-RO

Depoimento de Alunos

  • INSTITUTO SOUZA DAIANE DE LOURDES ALVES

    DAIANE DE LOURD...

    Estou gostando muito de estudar na Faculdade Souza, os conteúdos são de qualidades.

    • PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - 240 HORAS

      Capacitação Profissional Psicopedagogia Institucional - 240 horas. O curso capacita profissionais da área de educação e psicologia para atuar com a prevenção de problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto escolar, para orientar, adequadamente, os professores e a família das crianças que apresentam problemas escolares.

      Público Alvo: é destinado aos já profissionais da educação, dentre professores licenciados em pedagogia ou normal superior, professores da educação básica, professores de educação especial, gestores escolares, e outras funções da área, que procuram se inserir melhor no universo educacional de seus alunos e, a partir de suas dificuldades e facilidades, elaborar estratégias eficientes para o desenvolvimento dos mesmos.

    • TECNOLOGIA ASSISTIVA - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Tecnologia Assistiva - 80 horas:  Conceituar, analisar e discutir os aspectos teóricos referentes a tecnologia assistiva. Desenvolver a formação da consciência sobre a importância da utilização de recursos e adaptações para o processo de educação e inclusão da pessoa com NEE. Enfocar a importância da ação multidisciplinar no processo de utilização da TA e no desenvolvimento de projetos de acessibilidade na inclusão escolar.

      Público Alvo: Profissionais da Área em Pedagogia, Normal Superior e demais licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, tecnólogo em Comunicação Assistiva e áreas afins.

    • HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação História e Cultura Afro Brasileira, ampliar as referências metodológicas e bibliográficas para o ensino de História a partir das diferentes visões teóricas e práticas do contexto atual. Promover a formação de especialistas em História da África Negra, da Escravidão e da História e Cultura dos Afro-Descendentes para aprimorar os ensinamentos sobre o tema no ensino fundamental e médio, superando as visões tradicionais ensejadas pelo movimento colonial e neocolonial. Desenvolver uma reflexão crítica sobre o ensino de História nas escolas.

      Público Alvo

      Historiadores, profissionais das Ciências Sociais e da Educação, os graduados de qualquer área do conhecimento que tenham interesse em se especializar no ensino de História e cultura afro-brasileira.   

    • PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Psicopedagogia Institucional - 80 horas. O curso capacita profissionais da área de educação e psicologia para atuar com a prevenção de problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto escolar, para orientar, adequadamente, os professores e a família das crianças que apresentam problemas escolares.

      Público Alvo: é destinado aos já profissionais da educação, dentre professores licenciados em pedagogia ou normal superior, professores da educação básica, professores de educação especial, gestores escolares, e outras funções da área, que procuram se inserir melhor no universo educacional de seus alunos e, a partir de suas dificuldades e facilidades, elaborar estratégias eficientes para o desenvolvimento dos mesmos.

    • METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

      ÁREA ATUAÇÃO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

      Pós-Graduação Metodologia de Ensino de Matemática e Física, abordar na disciplina o aperfeiçoamento da utilização pedagógica das novas tecnologias voltadas para o ensino de Matemática e da Física; no sentido de compreender as metodologias de ensino como ferramentas para a concretização de uma aprendizagem significativa dos conceitos e conteúdos da Física e da Matemática.

      O aprofundamento de estudos relativos ao ensino da Matemática e da Física, se justificam tendo em vista a importância da Compreensão das metodologias de ensino como ferramentas para a aprendizagem significativa e prazerosa dos conteúdos da Matemática e da Física.

      Objetivo Geral 

      Compreender o ganho metodológico e didático relativo ao ensino da Matemática e da Física se o educador obtiver um conhecimento interdisciplinar em relação às duas áreas do conhecimento. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que o aprofundamento na reflexão acerca das melhores formas do ensino da Matemática e da Física podem favorecer uma aprendizagem significativa ao aluno.

      b) Compreender que as tecnologias precisam ser inseridas no cotidiano do educador como algo positivo, essencial e inerente às gerações atuais, promovendo assim uma conexão mais eficaz para a aprendizagem dos alunos.

      Público-alvo

      Professores graduados e áreas afins.

    • EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE

      ÁREA ATUAÇÃO: SAÚDE E BEM-ESTAR

      Pós-Graduação Educação Física e Psicomotricidade, abordar a educação física como ação psicomotora e por meio da educação psicomotora a prática do movimento em todo o transcurso de existência do ser humano como ferramenta para o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cultural. 

      O aprofundamento de estudos na área da Educação Física e da Psicomotricidade  se justifica pela diversificação em função das relações sociais, das ideias morais, das capacidades e da maneira de ser de cada um e  importância de se primar por uma educação em  valores humanos que priorize  a autoestima e o respeito começando  pelo próprio corpo,  o do outro e o meio social em que o indivíduo está inserido.

      Objetivo Geral 

      Perceber a importância de se favorecer e educar o movimento, tendo em vista ao mesmo tempo as funções do mesmo para os processos de prazer, aceitação, aprendizagem e interação do indivíduo consigo, com o outro e com o meio.

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber a relação intrínseca das funções motoras cognitivas e que, também pela afetividade, encaminha o movimento.

      b) Entender a Educação Física e a Psicomotricidade como áreas afins e complementares que favorecem o desenvolvimento da autoestima, da disciplina, da concentração e consequentemente do desenvolvimento físico e cognitivo do indivíduo.

      Público-alvo

      Licenciados em Educação Física, e também qualquer aluno portador de diploma de nível superior que tenha interesse tanto em se aprofundar nessa área de conhecimento como discutir a mediação do conhecimento visando à compreensão do mesmo.

    • MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O Curso de Matemática Financeira e Estatística 80 horas, tem como objetivo desenvolver competências e habilidades profissionais, qualificar e ampliar os conhecimentos desses especialistas em Matemática Financeira e Estatística para atuarem na área de Ciências Exatas e Tecnológicas, com ênfase na docência do ensino superior, instrumentalizando-os e contribuindo com uma formação complementar para trabalhar com os temas abordados numa perspectiva crítica e reflexiva.

       

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • EDUCAÇÃO EM SISTEMAS PRISIONAIS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação em Sistemas Prisionais, abordar a Educação em Sistemas Prisionais como sendo um desafio e também uma possibilidade a mais de crença na recuperação do ser humano e também como um elemento de possibilidade de uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Abranger a perspectiva histórica da educação em sistemas prisionais e do papel do Assistente Social nesse contexto. 

      O aprofundamento de estudos acerca da Educação em Sistemas Prisionais se justifica pelo fato do reconhecimento da necessidade eminente de respeito aos direitos humanos bem como do foco na recuperação humanizada do indivíduo como resgate individual e também fator que favorecerá a sociedade de um modo geral.

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância do respeito e da crença na recuperação do indivíduo através da educação. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que a educação além de ser um fator de libertação, crescimento e transformação individual, também favorece ao coletivo uma vez que provoca mudança de atitudes.

      b) Compreender que o homem tem o direito à reintegração social após ter cumprido sua pena e pago o que devia à sociedade. Assim, a reintegração através à educação, ainda dentro do período de reclusão, tem maior chance de sucesso.

      Público-alvo

      Bacharéis em direito, advogados criminalistas, policiais civis e militares, agentes penitenciários e afins, que atuam na Administração Pública relacionada aos presídios e ou segurança pública.

    • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 240 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O Curso de Capacitação Profissional Alfabetização e Letramento - 240 horasvisa Capacitar o profissional para atuar como um facilitador no processo de aquisição da leitura e escrita. A capacitação a distância em Alfabetização e Letramento desenvolve as habilidades adequadas para o planejamento, organização e mediação didático-pedagógica.

      Público Alvo

      Profissionais nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.

    • ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO

      ÁREA ATUAÇÃO: ARTES E HUMANIDADES

      Pós-Graduação Arqueologia e Patrimônio, abordar no curso conhecimentos que visem reflexões acerca de questões éticas da preservação do patrimônio, abrangendo a arqueologia e conservação do patrimônio cultural com vistas na atuação em gestão, conservação e pesquisa do patrimônio arqueológico e na arqueologia preventiva.

      O aprofundamento de estudos acerca da arqueologia e patrimônio se justifica pela necessidade eminente de se desenvolver habilidades para o trabalho com patrimônio arqueológico seja na gestão, no ensino, na pesquisa como também na preservação. 

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância da formação profissional ética que desenvolva instrumentos para a conservação do patrimônio arqueológico e cultural da humanidade.

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber a importância da arqueologia e patrimônio como ferramenta de resgate da história através da conservação do seu acervo cultural. 

      b) Compreender que a preservação e conservação dos monumentos, construções e documentos entre outros viabilizam o resgate do acervo cultural local e nacional.

      Público-alvo 

      Graduados em nível superior nas diferentes áreas do saber que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos teóricos, técnicos e práticos nesse âmbito, tais como: arqueólogos propriamente ditos, administradores, antropólogos, arquitetos, biólogos, cientistas políticos, cientistas sociais, cientistas socioambientais, geógrafos, geólogos, gestores públicos e privados na área urbana, historiadores, jornalistas, pedagogos, psicólogos, arquivologistas, museólogos, engenheiros e outros.

    • METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Ensino da Língua Portuguesa: O curso de especialização no Ensino da Língua Portuguesa, voltado para graduados em Letras, Pedagogos e áreas afins tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da língua, capacitar os educadores no que se refere ao planejamento e avaliação, bem como ampliar as metodologias do ensino da Língua Portuguesa, proporcionando-lhe exercitar suas habilidades e desenvolver novas competências para a prática da docência.

      Ensino da Língua Espanhola: O curso de especialização em Língua Espanhola tem como objetivo oferecer aos profissionais da área de Ciências Humanas, Letras e Artes preparação para o magistério, além de poder desempenhar as funções de redator, revisor e outras atividades relacionadas com a Língua Espanhola, considerada na atualidade a “terceira língua universal”. Oferece conhecimentos específicos sobre a cultura, literatura, metodologia e linguística da Língua Espanhola que permitem o desenvolvimento de habilidades e competências para a docência do Ensino Superior, levando o profissional a uma formação humanística através da disciplina Tópicos em trabalho e educação, sendo críticos e reflexivos em sua prática, além de subsidiá-los para elaboração de trabalhos científicos.

      Público-alvo

      Graduados em cursos nas áreas de Letras, Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e afins.

    • EDUCAÇÃO NO CAMPO

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação do Campo, ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades de suas populações, de qualidade e em conformidade com as diretrizes para as escolas do campo. Promover formação teórica e prática sobre educação do campo.

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais de alternância/campo com possibilidades reais de aprendizagem e valorização da comunidade local. 

      Objetivo Geral 

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos educacionais fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos que vivem na área rural. 

      Objetivos Específicos 

      a) Refletir criticamente sobre a educação do campo no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.

      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos da área rural dentro de suas especificidades. 

      Público-alvo

      Curso destina-se a profissionais ligados a área da educação, com formação superior em diferentes licenciaturas e áreas afins.

    • NEUROPSICOLOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

      Objetivo Geral

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
       
      Objetivos Específicos

      a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

      Público-alvo

      Graduados do Curso de Pedagogia e áreas afins.

    • EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 240 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Capacitação Profissional em EJA - Educação de Jovens e Adultos - 240 horas: O curso tem como objetivo capacitar o profissional da educação com base em conhecimentos sobre síntese da formulação e implantação da teoria e prática pedagógica na integração entre a educação básica, profissional e de jovens e adultos, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência. 

      Público Alvo 

      Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.

    • ALFABETIZAÇÃO EM EJA 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Curso de Alfabetização em EJA 80 horas. Segundo Soares (2010), o ensino da língua deve estar a favor do aluno e da aprendizagem, nesse sentido se faz necessário alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Assim, tais conceitos devem ser percebidos como interdependentes, pois só conseguiremos descortinar o mundo da leitura para nossos alunos se isso for feito de maneira prazerosa buscando a autonomia e a felicidade. De acordo com Figueiredo (2014) e concordando com Soares, só há um mergulho coerente na leitura e na escrita se este vier primeiro motivado pelo pensamento: “Ler e escrever, muito Prazer”. Portanto, bom estudo, boas leituras e reflexões.

      Público alvo

      Áreas Afins

       

  • INSTITUTO SOUZA DAIANE DE LOURDES ALVES

    DAIANE DE LOURD...

    Boa Tarde, Estou gostando de fazer os cursos na Faculdade Souza, os conteúdos são de excelência qualidade, toda a equipe estão de parabéns, a comunicação é rápida.

    • ALFABETIZAÇÃO EM EJA 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Curso de Alfabetização em EJA 80 horas. Segundo Soares (2010), o ensino da língua deve estar a favor do aluno e da aprendizagem, nesse sentido se faz necessário alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Assim, tais conceitos devem ser percebidos como interdependentes, pois só conseguiremos descortinar o mundo da leitura para nossos alunos se isso for feito de maneira prazerosa buscando a autonomia e a felicidade. De acordo com Figueiredo (2014) e concordando com Soares, só há um mergulho coerente na leitura e na escrita se este vier primeiro motivado pelo pensamento: “Ler e escrever, muito Prazer”. Portanto, bom estudo, boas leituras e reflexões.

      Público alvo

      Áreas Afins

       

    • METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Ensino da Língua Portuguesa: O curso de especialização no Ensino da Língua Portuguesa, voltado para graduados em Letras, Pedagogos e áreas afins tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da língua, capacitar os educadores no que se refere ao planejamento e avaliação, bem como ampliar as metodologias do ensino da Língua Portuguesa, proporcionando-lhe exercitar suas habilidades e desenvolver novas competências para a prática da docência.

      Ensino da Língua Espanhola: O curso de especialização em Língua Espanhola tem como objetivo oferecer aos profissionais da área de Ciências Humanas, Letras e Artes preparação para o magistério, além de poder desempenhar as funções de redator, revisor e outras atividades relacionadas com a Língua Espanhola, considerada na atualidade a “terceira língua universal”. Oferece conhecimentos específicos sobre a cultura, literatura, metodologia e linguística da Língua Espanhola que permitem o desenvolvimento de habilidades e competências para a docência do Ensino Superior, levando o profissional a uma formação humanística através da disciplina Tópicos em trabalho e educação, sendo críticos e reflexivos em sua prática, além de subsidiá-los para elaboração de trabalhos científicos.

      Público-alvo

      Graduados em cursos nas áreas de Letras, Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e afins.

    • EDUCAÇÃO NO CAMPO

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação do Campo, ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades de suas populações, de qualidade e em conformidade com as diretrizes para as escolas do campo. Promover formação teórica e prática sobre educação do campo.

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais de alternância/campo com possibilidades reais de aprendizagem e valorização da comunidade local. 

      Objetivo Geral 

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos educacionais fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos que vivem na área rural. 

      Objetivos Específicos 

      a) Refletir criticamente sobre a educação do campo no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.

      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos da área rural dentro de suas especificidades. 

      Público-alvo

      Curso destina-se a profissionais ligados a área da educação, com formação superior em diferentes licenciaturas e áreas afins.

    • NEUROPSICOLOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

      Objetivo Geral

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
       
      Objetivos Específicos

      a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

      Público-alvo

      Graduados do Curso de Pedagogia e áreas afins.

    • EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 240 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Capacitação Profissional em EJA - Educação de Jovens e Adultos - 240 horas: O curso tem como objetivo capacitar o profissional da educação com base em conhecimentos sobre síntese da formulação e implantação da teoria e prática pedagógica na integração entre a educação básica, profissional e de jovens e adultos, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência. 

      Público Alvo 

      Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.

    • METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

      ÁREA ATUAÇÃO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

      Pós-Graduação Metodologia de Ensino de Matemática e Física, abordar na disciplina o aperfeiçoamento da utilização pedagógica das novas tecnologias voltadas para o ensino de Matemática e da Física; no sentido de compreender as metodologias de ensino como ferramentas para a concretização de uma aprendizagem significativa dos conceitos e conteúdos da Física e da Matemática.

      O aprofundamento de estudos relativos ao ensino da Matemática e da Física, se justificam tendo em vista a importância da Compreensão das metodologias de ensino como ferramentas para a aprendizagem significativa e prazerosa dos conteúdos da Matemática e da Física.

      Objetivo Geral 

      Compreender o ganho metodológico e didático relativo ao ensino da Matemática e da Física se o educador obtiver um conhecimento interdisciplinar em relação às duas áreas do conhecimento. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que o aprofundamento na reflexão acerca das melhores formas do ensino da Matemática e da Física podem favorecer uma aprendizagem significativa ao aluno.

      b) Compreender que as tecnologias precisam ser inseridas no cotidiano do educador como algo positivo, essencial e inerente às gerações atuais, promovendo assim uma conexão mais eficaz para a aprendizagem dos alunos.

      Público-alvo

      Professores graduados e áreas afins.

    • EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE

      ÁREA ATUAÇÃO: SAÚDE E BEM-ESTAR

      Pós-Graduação Educação Física e Psicomotricidade, abordar a educação física como ação psicomotora e por meio da educação psicomotora a prática do movimento em todo o transcurso de existência do ser humano como ferramenta para o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cultural. 

      O aprofundamento de estudos na área da Educação Física e da Psicomotricidade  se justifica pela diversificação em função das relações sociais, das ideias morais, das capacidades e da maneira de ser de cada um e  importância de se primar por uma educação em  valores humanos que priorize  a autoestima e o respeito começando  pelo próprio corpo,  o do outro e o meio social em que o indivíduo está inserido.

      Objetivo Geral 

      Perceber a importância de se favorecer e educar o movimento, tendo em vista ao mesmo tempo as funções do mesmo para os processos de prazer, aceitação, aprendizagem e interação do indivíduo consigo, com o outro e com o meio.

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber a relação intrínseca das funções motoras cognitivas e que, também pela afetividade, encaminha o movimento.

      b) Entender a Educação Física e a Psicomotricidade como áreas afins e complementares que favorecem o desenvolvimento da autoestima, da disciplina, da concentração e consequentemente do desenvolvimento físico e cognitivo do indivíduo.

      Público-alvo

      Licenciados em Educação Física, e também qualquer aluno portador de diploma de nível superior que tenha interesse tanto em se aprofundar nessa área de conhecimento como discutir a mediação do conhecimento visando à compreensão do mesmo.

    • MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O Curso de Matemática Financeira e Estatística 80 horas, tem como objetivo desenvolver competências e habilidades profissionais, qualificar e ampliar os conhecimentos desses especialistas em Matemática Financeira e Estatística para atuarem na área de Ciências Exatas e Tecnológicas, com ênfase na docência do ensino superior, instrumentalizando-os e contribuindo com uma formação complementar para trabalhar com os temas abordados numa perspectiva crítica e reflexiva.

       

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO

      ÁREA ATUAÇÃO: ARTES E HUMANIDADES

      Pós-Graduação Arqueologia e Patrimônio, abordar no curso conhecimentos que visem reflexões acerca de questões éticas da preservação do patrimônio, abrangendo a arqueologia e conservação do patrimônio cultural com vistas na atuação em gestão, conservação e pesquisa do patrimônio arqueológico e na arqueologia preventiva.

      O aprofundamento de estudos acerca da arqueologia e patrimônio se justifica pela necessidade eminente de se desenvolver habilidades para o trabalho com patrimônio arqueológico seja na gestão, no ensino, na pesquisa como também na preservação. 

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância da formação profissional ética que desenvolva instrumentos para a conservação do patrimônio arqueológico e cultural da humanidade.

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber a importância da arqueologia e patrimônio como ferramenta de resgate da história através da conservação do seu acervo cultural. 

      b) Compreender que a preservação e conservação dos monumentos, construções e documentos entre outros viabilizam o resgate do acervo cultural local e nacional.

      Público-alvo 

      Graduados em nível superior nas diferentes áreas do saber que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos teóricos, técnicos e práticos nesse âmbito, tais como: arqueólogos propriamente ditos, administradores, antropólogos, arquitetos, biólogos, cientistas políticos, cientistas sociais, cientistas socioambientais, geógrafos, geólogos, gestores públicos e privados na área urbana, historiadores, jornalistas, pedagogos, psicólogos, arquivologistas, museólogos, engenheiros e outros.

    • PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - 240 HORAS

      Capacitação Profissional Psicopedagogia Institucional - 240 horas. O curso capacita profissionais da área de educação e psicologia para atuar com a prevenção de problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto escolar, para orientar, adequadamente, os professores e a família das crianças que apresentam problemas escolares.

      Público Alvo: é destinado aos já profissionais da educação, dentre professores licenciados em pedagogia ou normal superior, professores da educação básica, professores de educação especial, gestores escolares, e outras funções da área, que procuram se inserir melhor no universo educacional de seus alunos e, a partir de suas dificuldades e facilidades, elaborar estratégias eficientes para o desenvolvimento dos mesmos.

    • TECNOLOGIA ASSISTIVA - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Tecnologia Assistiva - 80 horas:  Conceituar, analisar e discutir os aspectos teóricos referentes a tecnologia assistiva. Desenvolver a formação da consciência sobre a importância da utilização de recursos e adaptações para o processo de educação e inclusão da pessoa com NEE. Enfocar a importância da ação multidisciplinar no processo de utilização da TA e no desenvolvimento de projetos de acessibilidade na inclusão escolar.

      Público Alvo: Profissionais da Área em Pedagogia, Normal Superior e demais licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, tecnólogo em Comunicação Assistiva e áreas afins.

    • HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação História e Cultura Afro Brasileira, ampliar as referências metodológicas e bibliográficas para o ensino de História a partir das diferentes visões teóricas e práticas do contexto atual. Promover a formação de especialistas em História da África Negra, da Escravidão e da História e Cultura dos Afro-Descendentes para aprimorar os ensinamentos sobre o tema no ensino fundamental e médio, superando as visões tradicionais ensejadas pelo movimento colonial e neocolonial. Desenvolver uma reflexão crítica sobre o ensino de História nas escolas.

      Público Alvo

      Historiadores, profissionais das Ciências Sociais e da Educação, os graduados de qualquer área do conhecimento que tenham interesse em se especializar no ensino de História e cultura afro-brasileira.   

    • PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Psicopedagogia Institucional - 80 horas. O curso capacita profissionais da área de educação e psicologia para atuar com a prevenção de problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto escolar, para orientar, adequadamente, os professores e a família das crianças que apresentam problemas escolares.

      Público Alvo: é destinado aos já profissionais da educação, dentre professores licenciados em pedagogia ou normal superior, professores da educação básica, professores de educação especial, gestores escolares, e outras funções da área, que procuram se inserir melhor no universo educacional de seus alunos e, a partir de suas dificuldades e facilidades, elaborar estratégias eficientes para o desenvolvimento dos mesmos.

    • EDUCAÇÃO EM SISTEMAS PRISIONAIS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação em Sistemas Prisionais, abordar a Educação em Sistemas Prisionais como sendo um desafio e também uma possibilidade a mais de crença na recuperação do ser humano e também como um elemento de possibilidade de uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Abranger a perspectiva histórica da educação em sistemas prisionais e do papel do Assistente Social nesse contexto. 

      O aprofundamento de estudos acerca da Educação em Sistemas Prisionais se justifica pelo fato do reconhecimento da necessidade eminente de respeito aos direitos humanos bem como do foco na recuperação humanizada do indivíduo como resgate individual e também fator que favorecerá a sociedade de um modo geral.

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância do respeito e da crença na recuperação do indivíduo através da educação. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que a educação além de ser um fator de libertação, crescimento e transformação individual, também favorece ao coletivo uma vez que provoca mudança de atitudes.

      b) Compreender que o homem tem o direito à reintegração social após ter cumprido sua pena e pago o que devia à sociedade. Assim, a reintegração através à educação, ainda dentro do período de reclusão, tem maior chance de sucesso.

      Público-alvo

      Bacharéis em direito, advogados criminalistas, policiais civis e militares, agentes penitenciários e afins, que atuam na Administração Pública relacionada aos presídios e ou segurança pública.

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